momento…

Viagens sempre me fazem iniciar uma nova leitura. Por algum motivo que desconheço (ou não), não gosto de levar comigo algo que já estou lendo. Acredito que seria como se isso me prendesse a um momento anterior, um passado, e viagem tem um caráter de descoberta, são experiências novas, as quais apenas são possíveis de serem pela mudança do entorno e tudo que ele inclui.

Há aproximadamente um ano comprei um determinado livro pelo seu autor (tenho isso, me apaixono por autores e começo a ler sua produção), sem saber do que se tratava, uma vez o título é um tanto subjetivo. Todavia, desde sua compra ele permanece ao lado da minha cama, junto aos livros que estou lendo. [Claro, na pilha do lado, separado deles. Pois tudo deve ser muito separado, os livros de leitura presente (geralmente são três), os próximos (em sua ordem de prioridade) e aqueles que podem esperar outro momento (o livro estava nesse conjunto)].

Sem saber a sinopse do livro (não gosto de ficar lendo o resumo do livro, ainda que muitas vezes isso seja inevitável, mas, comprar um livro e deixá-lo de lado (os que serão lidos em outro momento que não esse, nem o próximo, mas no SEU momento) por um tempo faz com que você não se lembre desse resumo, e isso oferece aquela descoberta comentada lá no início.

Então, iniciei a leitura. Logo nos primeiros parágrafos entendi o porquê de não o ter lido ainda. Era agora. O SEU (meu) momento era agora. Identificação logo nos primeiros parágrafos, profundidade nas páginas seguintes, e por fim, o deleite. Sim, outras pessoas sabem o que estou passando, sentem o que estou sentindo e melhor: escrevem. Transmitem momentos, sensações e experiências em palavras, permitindo que eu, em minha individualidade e euforia, perceba que não sou a única a vivenciar o que estou vivendo (pleonasmos às vezes se fazem necessários). Não sou absoluta e nem o quero ser, e os livros, romances em especial, revelam que isso é impossível. Por mais que se ache o único, suas aflições, alegrias e necessidades são iguais as de muita gente.

Abraços,

Sofia Aimée

Um comentário em “momento…

  1. hahaha eu e minhas comparações: café, frutas, etc.
    Felicidade se encontra em horinhas de descuido.. e com vc eu tenho várias! =]

    Sabe aquela comida que você adorava? E, certo dia, passa a odiar. Isso tem se demonstrado possível.
    Sim, sabores melhores eu já estou a descobrir! E daquele(s)? Não quero nem a lembrança, apenas me lembre ‘de que não mais!’
    Vc me faz mto bem e sabe disso. Afinal, nem todos podem desfrutar de sessões diárias de terapia.
    L.Y.F

    =*

Deixe um comentário