Você tem empatia?

Empatia é o entendimento das ideias do outro. Sendo assim, coloco aquela coisa complicada nesse mesmo entendimento: os sentimentos (os-mesmos-que-nem-o-ser-que-sente-entende-mas-que-queremos-que-o-outro-entenda). Seria como estar sintonizado – sincronizado com o outro. Com isso em mente, chego a conclusão de que eu nunca tive empatia… Afinal, acredito ser muito clara e expressiva em minhas ideias, mas não sou. Chego a ficar horas jogando palavras ao vento, uma vez que essas não são decodificadas e recebidas por quem me empresta o ouvido, e muitas vezes, é esse o problema. A pessoa está ali apenas de corpo presente.

 

Já que não existe um termômetro que possa indicar nossa capacidade de empatia, a solução é tentar saber como os demais o enxergam. Pois aquilo que você acha de si é apenas uma visão egoísta e adornada do que a realidade revela. Podemos dizer: “ sou isso, sou aquilo, sou assim e assado.” Mas será que você é isso tudo? Ou você gostaria de ser tudo isso? Temos o costume de nos vermos como gostaríamos de ser, esquecendo-nos daquilo que somos. (Hoje estou meio texto de auto-ajuda, mas paciência). Dessa forma, você é azul, queria ser amarelo, mas as pessoas te veem rosa. Complicado, eu sei. Mas como saber que “cor” você está refletindo? Existe algum segredo? ALGUMA COISA? 

 Não conheço, mas se você descobrir, encaminha um, seja lá o que for, aqui para casa. Eu e aqueles que convivem comigo seremos eternamente gratos, tenha certeza.  Também estou em busca do segredo da empatia, essa coisa de compreender o outro e aumentar minha capacidade de percepção –  não que eu não a tenha, mas confesso que ela anda meio falha, confundindo–me diariamente.

 

Quero saber do outro, conversar com os olhos, dialogar e ter reciprocidade nisso tudo. Posso não ter empatia, mas preocupo-me com o outro, com seus sentimentos e com tudo aquilo que se refere a ele.

 

Mas para que eu, um simples aglomerado de átomos, resolvi justo hoje querer ter essa tal de empatia em minha vida? Vou te explicar: a empatia permite a melhoria do relacionamento humano, colocando-o em estado de humildade, abandonando (não 100%) sua vida, desejos e tudo aquilo que diz respeito ao “eu” para colocá-lo em sintonia com o exterior.

 

Quero falar menos, ouvir mais, quero conversar, quero abandonar essa vida de monólogos, quero compartilhar, entender, SINTONIZAR!

 

Abraços,

Sofia Aimée

 

2 comentários em “Você tem empatia?

  1. Acho que na maior parte das vezes as pessoas entendem sim, o que sentem, mas a necessidade de se sentir entendida sem esforço em mostrar é maior que a necessidade de explicar o sentimento.

    1. sentir sem revelar é deixar de compartilhar, algo que pode ser belo, mas que pode fazer sofrer! Mas… é verdade! Sentimento… só quem sente, rs. Obrigada!!! abraços..

Deixe um comentário

