Boa leitura


Alguns livros são longos e durante sua leitura temos a impressão de que nunca se chegará à última página. Muitas vezes o fim do livro não é desejado e então se realiza uma leitura lenta, demorada e apreciada de cada palavra ali impressa.

Assim, lê-se um pouco a cada dia, ficamos alguns dias sem ler, inicia-se uma nova leitura em conjunto com o livro inicial, cruzando histórias e personagens… Enfim, se faz de tudo apenas para que aquela história não tenha fim! Esquecendo-se ou ignorando que o fim é inevitável e provavelmente desejado (?!). O fim pode ser a solução para aquela eterna  angústia e ansiedade do depois.

Hoje terminei este livro. É claro que você sabe do que eu estou falando, li a última página, aquela que encerra o livro, antecedendo o colofão e que quando você era criança vinha escrita com uma bela letra cursiva “FIM”, (triste que os romances não vem com essa mágica palavra ao final, acho que por isso que teimamos em continuar histórias já finalizadas, será?). Tive aquela sensação de abandono e desolação, voltei algumas páginas na busca de uma lembrança qualquer, de uma sensação de conforto e companhia. Não a tive. A sensação de primeiridade é única e sua tentativa de tê-la novamente será sempre frustrada e cairemos eternamente na terceridade. Pierce que não me leia, rs.

Talvez o seu livro ainda continue em sua estante, será? Se assim for: “Sinto muito!” Sei que estávamos cada qual com um volume desta triologia, você com o vol.1, eu com o vol.2 e algum desconhecido com o vol.3, ou esse ainda estivesse a espera de ser editado, aquele livro que fechava esta história.

Não quero mais terminar essa leitura. Nossas histórias já não se completam, deixaram de fazer parte do conjunto, dessa saga ou como quiser denominar “isso”. Agora você terá que finalizar seu livro em sua solitude, como por muito tempo fizemos. Não terás  mais minhas palavras e colocações para compreender essa trama, fechei o livro ontem e ao fazê-lo queimei aquilo que restou dele. Era o único exemplar, sem cópias.  Não terei mais suas páginas impressas para me perturbar e fazer companhia. Nos dias que virão terei apenas a memória a me visitar, podendo ou não me alegrar… não sei!

Continuo com a sensação de estar órfã, é assim que me sinto ao fim de cada leitura, como já deveria saber. Fique tranquila! Não dura muito tempo, existem muitos outros livros por aí, novos enredos, outros autores e personagens que logo me acompanharão em uma nova fase, adotando-me e sendo presença constante em minha vida, até que, um dia qualquer, o livro se feche novamente. Teremos infinitamente livros sendo fechados e sendo abertos, livros velhos e livros novos. Mas sinto te informar que o “nosso livro” não será jamais reaberto pois ele já não existe mais. O mercado editorial é enorme e a ti desejo apenas isto: boa leitura!

Abraços,

Sofia Aimée

 

Anúncios

3 comentários em “Boa leitura

  1. acho que estou exausta e não consegui conectar as informações, rs.
    Mas concordo com você!

    Abraços e beijos em você!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s