Piedade

As minhas primeiras emoções tinham sido a melancolia mais pura e a compaixão mais sincera, mas na mesma proporção em que o desamparo de Bartleby crescia na minha fantasia, aquela melancolia se transformava em medo, e a compaixão, em repulsa. É tão verdadeiro e ao mesmo tempo tão terrível o fato de que, ao vermos ou presenciarmos a miséria, os nossos melhores sentimentos são despertados até um certo ponto; mas, em certos casos especiais, não passam disso. Erram os que afirmam que é devido apenas ao egoísmo inerente ao coração humano. Na verdade, provém de uma certa impotência em remediar um mal excessivo e orgânico. Para uma pessoa sensível, a piedade é quase sempre uma dor. Quando afinal percebe que tal piedade não significa um socorro eficaz, o bom senso compele a alma a desvencilhar-se dela.

2 comentários em “Piedade

  1. Lembro que uma vez te perguntei desse livro e pedi para que me resumisse ele. Você me deu uma versão completamente falsa a respeito dele. Ao terminar a leitura fui falar com você e então me disse:
    “Leituras são individuais. Não compartilho sínteses de livros. Quer saber? Leia, ou ficarás para sempre com minha imaginação no momento do relato.”
    É, díficil não se apaixonar por você. Cada conversa com você é um aprendizado, um autor novo, uma música ou um cantor por mim desconhecido, suas indagações e revoltas, tudo completamente magnífico.

    Ah, e a senhorita ainda finalizou com a frase que apenas depois da leitura fui entender: Prefiro não!
    Um grande abraço pequena, daquele que muito te admiria, daquele que com você casaria e para sempre seria feliz.

Deixe um comentário

