Mentira.

Há dias que me sento para escrever, há dias que busco palavras e não as encontro. A agonia toma conta, o desespero e o medo fazem parte de mim.

Mentirosa. Ainda escuto você proferindo essa palavra. Não sou mentirosa. Não sou a única. Todos, todos são. Você, eu e todos nós, mentirosos, ainda que se negue.

Feri com mentiras e com mentiras fui ferida. Estou no chão, você me olha de cima, com esse seu ar superior, não me estende a mão, vira-se e segue o seu caminho como se fosse dona da verdade.

Tento me levantar, mas tropeço em meio a tantas mentiras. Men-ti-ro-sa. Você disse que não iria me deixar, que estaria sempre ao meu lado. Onde está? Foi embora, contrariando a lei natural das coisas.

Mentiras. Quem nunca mentiu? Por mais que condenem, todos, alguma vez ou várias, mentiram e mentem o tempo todo. As mentiras é que tornam possível o convívio em sociedade. Existem mentiras brancas e mentiras negras, e ainda uma infinidade de tons de cinza. As mentiras brancas são lubrificantes naturais das relações sociais, já pensou nisso?

Alguns mentem apenas por mentir, para enganar ou manipular. Outros para salvar, algumas mentiras são necessárias, justificam-se. Existem as mentiras que impedem a dor, que evitam separações, aborrecimentos e muitas tristezas. Mentiras por gentileza, por amor e devoção.

Os mentirosos enfeitam as histórias com detalhes criados a fim de tornar belo aquilo que contam. Colocam o sim no lugar do não, aumentam números, retiram pessoas, no lugar de nuvens tempestivas aparece o sol, se as flores murcharam agora elas desabrocham,  a viagem sozinha ganha companhia, tudo para que ao final a vida se torne, ainda que contrária a moral, suportável e admirável.

Mentimos diariamente, e, se você está ai se dizendo que não, já está mentindo. Mentiroso.

Estou desolada, afinal quem mente é o maior conhecedor da verdade. Comecei a mentir por precaução, proteção mesmo,  mas não entendia o perigo de tanta proteção, essa que me prendeu aqui e me impossibilita de sair. Mentiram a mim  de maneira tão pungente que acreditei sinceramente naquilo que ouvi e vivi. Da mesma forma menti e minhas mentiras foram aceitas como verdades por muitos.

Choro para aliviar a dor, a  paixão, a saudade, o medo e a ilusão, choro porque  é  assim que estou por dentro tentando fugir de você e de tantas verdades. Mas, não acredite em tudo que lê, posso estar, mais uma vez, a mentir.

Desculpe se minto para você, é que eu conheço  a verdade e a mim não consigo enganar.

Hipócritas aqueles que dizem que nunca mentiram, que preferem a verdade, ainda que dolorida a uma mentira. Eu preferia qualquer mentira a verdade do seu silêncio. Gostaria de acreditar em uma doce mentira, que transformasse esse momento em algo mais leve e suave.

Choro. São lágrimas de mentira, por essa dura verdade.  Como diria Voltaire: “A Mentira é um vício quando causa um mal, e é uma grande virtude quando causa o bem”.

(…)

Desculpe, mas perdi a hora… Minha mãe está doente, terei que cuidar dela esta noite… Atrasei, pois peguei o maior trânsito e ainda tinha um acidente no meio do caminho… Não tive como dizer não… Adoro, meu preferido… Esqueci de te contar… Meu chefe resolveu fazer uma reunião de última hora… Acabou a bateria do meu celular.. Não recebi seu e-mail… Houve um falecimento na família… Ninguém me avisou.. (….) mentiras fazem parte, entende? Só não permita que sejam constantes e negras. Cinzas, nunca negras!

5 comentários em “Mentira.

  1. gatissimaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Todos mentimos e alguns preferem se fazer de santinhos. Admiro muito vc pois eh uma das poucas pessoas q assumem isso.
    Festa combinada! dpois passa a chave do apt da lari, ela disse q vc ta com uma copia. pq eu fui ate la mas o porteiro se recusouuu a abrir – bota fé nisso……… achou q era uma bandidaaaa uhulllll. love you baby! “e faz u favo” de responder e-mail e msg de cel….pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  2. Eu confesso: sou mentirosa !
    melhor parte>>>>
    “As mentiras é que tornam possível o convívio em sociedade.[…]As mentiras brancas são lubrificantes naturais das relações sociais”

    Arrasouuuuuuuuuuu
    bjokas da rafinha =P

  3. Minha mentirosinha mais linda deste mundo…. pode mentir.. pode inventar… pode tudo..so nao pode deixar de me amar!!!!! =D

    dpois m mande mail p ver da chave!

Deixe um comentário

