Antonio Tabucchi

Um texto que seduz pela sabedoria e simplicidade. Por meio do depoimento de um herói descobrimos a literatura, as emoções e a história desse homem, Tristano, que nos oferece inúmeras referências, permitindo ao leitor a reflexão, a descoberta e  a lembrança . A ideia de finitude, ou melhor, a consciência disso, faz com que se observe mais o interior, buscando decifrar medos, angústias, desejos e situações.

Abraços,

Sofia Aimée.

***

“E afinal o mundo é feito de atos, de ações…de coisas concretas que acabam por passar, porém, porque a ação, escritor, verifica-se, acontece… e acontece apenas naquele preciso momento, e depois desaparece, deixa de existir, foi. E para ficar são necessárias palavras que façam com que continue a ser, que testemunhem. Não é verdade que verba bolant. Verba manent. De tudo aquilo que somos, de tudo aquilo que fomos, ficam as palavras que dissemos, as palavras que agora você escreve, escritor, e não aquilo que eu fiz em determinado lugar e em determinado momento. Ficam as palavras… as minhas… sobretudo as suas… as palavras que testemunham. No principio não era o verbo, mas no fim, escritor. Mas quem testemunha pela testemunha? A questão é esta, ninguém testemunha pela testemunha… Feliz, infeliz, não é este o problema que me coloco, sabe, escritor, aquilo que me consola é que nessa grande soma, nessa odiosa soma de vocês cheia de números, eu não apareço como uma unidade entre as demais, não me incluíram na soma, vê, queriam-me par e eu era ímpar, fiz com que errassem as contas…”

[ Antônio Tabucchi – Tristano morre]

Um comentário em “Antonio Tabucchi

  1. Sofia,
    Antonio Tabucchi é um dos meus escritores favoritos.
    Vejo que você fez uma escolha de um dos trechos que considero ímpares.O trecho não trata de nenhum assunto novo, nem apresenta uma nova ideia sobre algo que ninguém ainda tenha pensado. É a forma como Tabucchi coloca que o torna tão especial e me conquista.

    Abraços para você também!

    Thiago

Deixe um comentário

