Você tem empatia?

Em… em o quê? EMPATIA.

Mas afinal, o que é empatia?

 A empatia refere-se ao entendimento das ideias do outro, e, é claro, sentimentos. Seria como estar sintonizado, sincronizado com o outro. E , sinceramente, complicado responder afirmativamente a questão, não? Afinal, o senhor ai, pode acreditar ser muito claro e expressivo em suas ideias, enquanto na verdade, está soltando milhões de palavras ao léu. Não existe um termômetro que possa lhe indicar sua capacidade de empatia, porém, pode-se  buscar entender como os demais o entendem, o enxergam ( será mesmo?). Pois aquilo que você acha de si, não é, muitas vezes, o que os outros acham, e diria que quase sempre não o é. Podemos dizer: “ sou isso, sou aquilo, sou assim e assado.” Mas será que você é isso tudo ? Ou, você gostaria de ser? Essa é uma questão relevante, já que temos o costume de nos vermos como gostaríamos de ser, esquecendo-nos daquilo que na verdade somos. Dessa forma, você é azul, queria ser amarelo, mas as pessoas te vêem rosa. Complicado? Ok. Mas como saber que “cor” você está refletindo? Existe algum segredo? Um aparelho? ALGUMA COISA? Olha, se você descobrir, encaminha um, seja lá o que for, aqui para casa… Serei muito grata, e aqueles ao meu redor também. Ah! E melhor, se descobrir o segredo da empatia, me envie, via e-mail, sms, torpedo online, sedex, etc. Adoraria saber o segredo para compreender o outro e aumentar minha capacidade de percepção_ não que eu não a tenha, mas confesso, anda meio falha, confundindo –me a cada dia. Sabe, quero descobrir o que o outro pensa, sente, poder conversar com os olhos, pois sim, esse é o ápice da empatia: o olhar, e com isso falar, escutar e compreender. Posso não ter empatia, mas preocupo-me com o outro(tento), com seus sentimentos, e tudo aquilo que se refere a ele. Já é um bom sinal, certo?! Tá, para que, eu, relez mortal, decidi, hoje, justo hoje, que quero essa tal de empatia em minha vida? Vou te explicar. A empatia, permite a melhora do relacionamento humano, faz com que se pense antes de agir, uma vez que, o mundo, não gira em torno de você queridinho. A empatia, coloca-o em estado de humildade, abandonando sua vida, desejos, e tudo aquilo que diz respeito ao “eu” para colocá-lo em sintonia com o exterior. Quero falar menos, ouvir mais, quero conversar, quero abandonar essa vida de monólogos, quero compartilhar, entender, SINTONIZAR!

Abraços,

Sofia Aimee

Deixe um comentário

